No artigo intitulado “Intertextualidade: como os textos se apoiam em outros textos”, Charles Bazerman discute a respeito de um relevante recurso linguístico tão presente nas práticas comunicativas cotidianas: a intertextualidade. Para Bazerman (2004), quase todas as palavras e frases que empregamos já haviam sido ouvidas ou vistas antes, ou seja, “criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos” (BAZERMAN, 2011, p.88).
Ao enfatizar a relação intrínseca entre linguagem e intertextualidade, o autor defende a importância de se analisar a intertextualidade de um texto e, para isso, elenca várias justificativas para esse tipo de análise, entre as quais: auxilia na compreensão das diversas maneiras pelas quais os escritores inserem outros personagens em sua história e “como eles se posicionam a si mesmos dentro desses mundos de múltiplos textos”; uma importante ferramenta para discriminar as fontes que os pesquisadores e os teóricos se fundamentam ou, ainda, as fontes às quais se opõem;e um importante mecanismo na identificação das ideias, pesquisas e posições políticas que permeiam os documentos institucionais. Além disso, também destaca a importância da análise da intertextualidade no contexto escolar, uma vez que essa ferramenta possibilita ao professor compreender como são atribuídos os sentidos e identidades aos alunos e à escola por meio dos recursos intertextuais.
Nessa
perspectiva, Bazerman (2011, p.92) define a intertextualidade como “as relações
explícitas e implícitas que um texto ou enunciado estabelecem com os textos que
lhe são antecedentes, contemporâneos ou futuros (em potencial)”. Em relação à
metodologia de análise, o autor propõe seis estratégias de representação intertextual,
que ilustram não somente os tipos de
intertextualidade, mas também os tipos de
interdiscursividade, quais sejam: citação direta, citação indireta, menção
a uma pessoa, a um documento ou a declarações, comentário ou avaliação
acerca de uma declaração, de um texto ou de outra voz evocada, uso de estilos
reconhecíveis, de terminologia associada a determinadas pessoas ou grupos de pessoas
ou de documentos específicos e uso
de linguagem e de formas linguísticas
que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras
pessoas e tipos de documentos. O quadro
abaixo sintetiza essas seis estratégias:
SEIS ESTRATÉGIAS PARA ANÁLISE DA INTERTEXTUALIDADE/INTERDISCURSIVIDADE
Fonte:<https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2022/10/intertextualidade-bazerman2004.html>
Costa
(2022) apresenta outros elementos empregados como referências para análise de textos multimodais fixos e em movimento: filmagem
real , na qual trechos reais de uma obra fílmica são empregados; personagem
ou objeto, em que são empregadas referências
diretas ou indiretas a personagem (ns) ou objeto(s); visuais, em que são empregados, de forma direta ou indireta, pelo menos um aspecto da cena original, como posições
das figuras dentro das tomadas; enredo,
em que é avaliado se a obra realiza uma referência direta, indireta ou se é continuação
do enredo da obra original; citações, que podem ser diretas ou
indiretas; música, em que pode ser percebida referência direta e/ou indireta de
sons emitidos pelas personagens e/ou pelos objetos inanimados; mencionar ou
comentar de forma direta e/ou indireta
o título da obra original; Fraseado ou terminologia reconhecível e idioma e formas, em que há uso de
linguagens e outras formas linguísticas empregadas nas propagandas e que evocam filmes ou séries de televisão,
além de representarem referência a uma fonte específica.
Seguindo
as seis estratégias elencadas por Bazerman (2011) e os elementos para análise
de textos multimodais, apresentados em Costa (2022), analisamos a peça publicitária
veiculada sob a forma de vídeo.Observe:
O vídeo em análise trata-se de uma propaganda da marca Audi, em que é lançado um novo modelo de carro: o R8 Coupé V10 Plus. Para comunicar de forma persuasiva e criativa a chegada desse novo modelo automotivo no mercado, a marca lança o filme “ Commander”, em um comercial de 1 minuto de duração. A peça publicitária narra a história de um astronauta aposentado que, deprimido, fica remoendo seus tempos de glória, em especial sua marcante participação na missão Apollo, responsável por levar o homem à lua. O momento de introspecção e melancolia do velho astronauta é interrompido quando seu filho lhe oferece a chave de um R8 V10 Plus: o homem, ao dirigir o potente carro, revive a emoção de estar a bordo de um foguete em missão espacial.
Por
meio do recurso de flashbacks, são inseridas falas que remetem ao momento histórico
vivenciado pelo personagem: “Senhor presidente, obrigada por escolher a lua”,
“A vista é magnífica”, “Este é o dia de maior orgulho em nossas vidas”.
Tal inserção acontece de forma indireta, uma vez que tais falas não reproduzem
fielmente aquelas proferidas pelos astronautas e autoridades envolvidas no fato
histórico, mas são reelaboradas “permitindo que os significados sejam mais integrados
aos seus propósitos” (BAZERMAN, 2011, p.95). Além disso, também é possível situar
essas falas na terceira estratégia sugerida por Bazerman (2011): menção a
uma pessoa, a um documento ou a declarações. Essa análise é possível ao considerarmos
que o comercial, de forma indireta, menciona declarações e autoridades (presidente)
relacionados ao fato histórico.
Na
cena inicial, além das falas que remetem à missão Apollo, há o uso de
fotografias que reforçam, no expectador, a compreensão de que o personagem central
do comercial foi um astronauta de muito sucesso. O uso dessas fotografias ocorre de forma indireta,
pois não representa os participantes reais do fato histórico, apenas recriando-os,
por semelhanças. Seguindo o enredo da peça publicitária, o filho do astronauta aposentado
se refere ao pai chamando-o de “comandante”. O uso desse termo se configura como
a estratégia usos de estilos reconhecíveis, de terminologia associada a determinadas
pessoas ou grupo de pessoas, ou documentos específicos, pois o termo “comandante”
evoca a posição de chefia ou patente ocupada por um astronauta em missão espacial.
Uma
outra estratégia bastante evidente é o uso de linguagem e de formas linguísticas
que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre pessoas e tipos
de documentos. Essa estratégia é
percebida no momento em que são inseridas as seguintes falas: “Atenção à
contagem de 10 segundos”, “Tudo perfeito...6...5...4...3...2...1”, “Decolamos”.
O expectador, por meio da memória discursiva, relaciona essas falas à
contagem regressiva, considerado um protocolo crucial e parte do rito que
caracteriza o lançamento de um foguete. É importante ressaltar que tanto o
emprego do termo “comandante” quanto a contagem regressiva só podem ser associadas
ao contexto de lançamento de um foguete pelo fato de o leitor acessar sua
memória discursiva e conhecimentos prévios acerca desse tema. Por esse motivo,
fica evidente que esses elementos pertencem muito mais ao campo da
interdiscursividade que da intertextualidade. Oberve a seguinte cena, retirada da peça publicitária em análise:
Em relação à analogia estabelecida entre o carro Audi R8 V10 Plus e um foguete, é verificado o emprego de objeto, de forma tanto indireta, quanto indireta. De forma direta, as imagens do veículo (foguete) são incorporadas no enredo do comercial, ao passo que, de forma indireta, o carro tem suas características, como tecnologia avançada e alta potência, associadas ao foguete. Também há o emprego de personagem de forma tanto direta, com inserção de imagens de astronautas em uma cena que tenta reproduzir o lançamento real de um foguete, como de forma indireta, quando o astronauta aposentado se comporta como se estivesse no papel de um astronauta em atividade rumo a uma missão espacial real. Isso pode ser percebido pelo close em seu rosto, pela carga emocional da cena e pela forma como ele segura o volante e acelera o veículo. Analise as imagens seguintes:
Fonte:<https://www.youtube.com/watch?v=BsaL3f5oKLI>
Fonte:<https://www.youtube.com/watch?v=BsaL3f5oKLI> De maneira conjunta, a associação
de personagens e objetos em cena permitem a identificação de um outro elemento
intertextual: o elemento visual.
Um outro elemento bastante relevante na composição da peça publicitária, sobretudo no clímax e desfecho, é a trilha sonora. A escolha da música Starman, de David Bowie, corrobora o conceito proposto pelo comercial: de que coisas incríveis acontecem quando miramos a lua. Implicitamente, a música traz essa referência e é preciso que o expectador acesse seu repertório discursivo, para, assim, associar a música que fala de “um homem das estrelas” ao enredo da peça publicitária, assim como acesse o conhecimento prévio de que boa parte das músicas de David Bowie tratam exatamente de temas associados ao conceito da propaganda: astronautas e mistérios do universo. No desfecho do comercial, há inserção indireta de um personagem não humano ou objeto, a lua, para consolidar a mensagem final da propaganda: acelerar um Audi R8 Coupé V10 Plus proporciona uma experiência tão intensa e potente que leva o usuário a reviver fatos históricos, como a ida à lua, conforme pode ser observado na imagem abaixo:
Fonte:<https://www.youtube.com/watch?v=BsaL3f5oKLI>
Destarte,
cabe enfatizar, por meio dessa análise, a presença das relações intertextuais nas mais
diferentes práticas comunicativas diárias e a importância desse recurso
linguístico para a construção dos sentidos e propósitos comunicativos, afinal a
“ intertextualidade não é apenas uma
questão ligada a que outros textos você
se refere, e sim como você os usa, para que você usa e, por fim, como você se
posiciona enquanto escritor diante deles
para elaborar seus próprios argumentos” (BAZERMAN,2011, p.103).
BAZERMAN,
Charles. Gênero, agência e escrita; Angela Paiva Dionísio e Judith
Chambliss Hoffnagel (Org.). Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. 2
ed. São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA,G.Intertextualidade(Bazerman,2004).Disponívelem<https://giseldasantoscosta.blogspot.com/2022/10/intertextualidade-bazerman2004.html>
Acesso em 21/10/2022.
Gostei da sua pesquisa. Parabéns!
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