sábado, 22 de outubro de 2022

ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E ANÁLISE CONTEXTUAL DO GÊNERO RESUMO DE SIMPÓSIO: A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS

         A pesquisa Organização retórica e análise contextual do gênero resumo de simpósio nas culturas disciplinares de linguística e literatura tem como objetivo central analisar o contexto de produção e   a organização retórica do gênero resumo de simpósio em eventos acadêmicos das culturas disciplinares de Linguística e Literatura.  Fundamentada na abordagem sociorretórica de gênero, que concebe o gênero como ação social, esta pesquisa evoca noções a respeito dos multiletramentos.


Fonte: < https://esquematizei.com.br/material/6798>

 

          Ao enfocar a análise do gênero resumo de simpósio nos eventos acadêmicos , mais precisamente, em eventos das culturas disciplinares de Linguística e Literatura, evoca-se o conceito de letramento  acadêmico, uma vez que a produção do gênero resumo é situada  em um contexto em que as práticas de leitura e escrita  resultam de um uso específico da língua entre  indivíduos com determinados papéis sociais (professores, alunos e  pesquisadores da comunidade acadêmica ). Assim sendo, os resumos, como os demais gêneros acadêmicos, precisam ser entendidos como parte de um conjunto de valores, crenças, rotinas, pensamentos e comportamentos que definem as  regras e o modo como o conhecimento é produzido/compartilhado.

          O conceito de letramento digital também pode ser associado à pesquisa aqui descrita, considerando que a produção do gênero resumo de simpósio envolve uma cadeia  de outros gêneros, em sua maioria, atualmente, produzidos ou divulgados em ambiente virtual. Com o propósito de participar de determinado evento acadêmico , o produtor do gênero, inicialmente, pode ter  sua participação instigada por meio da divulgação do evento nas circulares disponíveis nos sites ou redes socias do evento. Em decorrência da pandemia, muitos eventos encontraram na modalidade inteiramente online uma forma mais prática, segura e eficaz de divulgar as informações aos interessados, o que resultou numa maio produção e adaptação de muitos gêneros textuais para o ambiente digital.

           Assim como as circulares do evento, a ficha de inscrição, o resumo, o boleto de pagamento, a carta de aceite, a apresentação em Power Point e o trabalho completo escrito na forma de artigo dependerão de um participante do evento que seja letrado digital, ou seja, que saiba se comunicar em diferentes situações nas quais os textos e práticas de leitura sejam mediados/ propiciados por computadores, celulares, tablets, plataformas, redes sociais, web etc.

          Associada ao letramento digital, a multimodalidade  se configura como um importante conceito atrelado ao estudo em análise. Conforme o exemplo anterior, no qual é mencionada a cadeia de gêneros que envolve a produção do resumo de simpósio, os gêneros citados são ambientados em contextos nos quais são inúmeros os modos semióticos empregados: vídeos, animações, sons, palavras, frases, gifs etc. Saber ler e produzir textos explorando o caráter multimodal dessas produções faz parte das competências dos letrados digitalmente (COSCARELLI; RIBEIRO, 2005).

          Outro conceito também pertinente na relação com a pesquisa aqui comentada é o de letramento científico, uma vez que, para produzir o resumo de simpósio, é necessária, por parte de quem produz esse gênero, a compreensão de conceitos científicos e a habilidade  de aplicar tais conceitos e pensar segundo uma perspectiva científica.

       Isto posto, vida evidente a presença e relevância dos multiletramentos  em pesquisas acadêmicas, sobretudo aquelas que envolvem análise de gêneros ambientados em contextos permeados por tecnologias e complexas relações institucionais. Ao relacionarmos os multiletramentos às pesquisas desenvolvidas em outras áreas da linguística, estamos reconhecendo a importância de se analisar as múltiplas semioses inerentes à língua.

 

REFERÊNCIA

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005


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