A
pesquisa Organização
retórica e análise contextual do gênero resumo de simpósio nas culturas
disciplinares de linguística e literatura tem como objetivo central analisar o contexto de produção e a organização
retórica do gênero resumo de simpósio em eventos acadêmicos das culturas
disciplinares de Linguística e Literatura.
Fundamentada na abordagem sociorretórica de gênero, que concebe o gênero
como ação social, esta pesquisa evoca noções a respeito dos multiletramentos.
Fonte: < https://esquematizei.com.br/material/6798>
Ao
enfocar a análise do gênero resumo de simpósio nos eventos acadêmicos , mais
precisamente, em eventos das culturas disciplinares de Linguística e Literatura,
evoca-se o conceito de letramento
acadêmico, uma vez que a produção do gênero resumo é situada em um
contexto em que as práticas de leitura e escrita resultam de um uso específico da língua
entre indivíduos com determinados papéis
sociais (professores, alunos e pesquisadores da comunidade acadêmica ). Assim
sendo, os resumos, como os demais gêneros acadêmicos, precisam ser entendidos
como parte de um conjunto de valores, crenças, rotinas, pensamentos e
comportamentos que definem as regras e o
modo como o conhecimento é produzido/compartilhado.
O conceito de letramento digital
também pode ser associado à pesquisa aqui descrita, considerando que a produção
do gênero resumo de simpósio envolve uma cadeia
de outros gêneros, em sua maioria, atualmente, produzidos ou divulgados
em ambiente virtual. Com o propósito de participar de determinado evento
acadêmico , o produtor do gênero, inicialmente, pode ter sua participação instigada por meio da
divulgação do evento nas circulares disponíveis nos sites ou redes socias do
evento. Em decorrência da pandemia, muitos eventos encontraram na modalidade
inteiramente online uma forma mais prática, segura e eficaz de divulgar as
informações aos interessados, o que resultou numa maio produção e adaptação de
muitos gêneros textuais para o ambiente digital.
Assim como as circulares do evento, a ficha de inscrição, o resumo, o
boleto de pagamento, a carta de aceite, a apresentação em Power Point e o
trabalho completo escrito na forma de artigo dependerão de um participante do
evento que seja letrado digital, ou seja, que saiba se comunicar em
diferentes situações nas quais os textos e práticas de leitura sejam mediados/
propiciados por computadores, celulares, tablets, plataformas, redes sociais,
web etc.
Associada
ao letramento digital, a multimodalidade se configura como um importante conceito
atrelado ao estudo em análise. Conforme o exemplo anterior, no qual é
mencionada a cadeia de gêneros que envolve a produção do resumo de simpósio, os
gêneros citados são ambientados em contextos nos quais são inúmeros os modos
semióticos empregados: vídeos, animações, sons, palavras, frases, gifs etc.
Saber ler e produzir textos explorando o caráter multimodal dessas produções
faz parte das competências dos letrados digitalmente (COSCARELLI; RIBEIRO,
2005).
Outro conceito também pertinente na relação com a pesquisa aqui comentada é o de letramento científico, uma vez que, para produzir o resumo de simpósio, é necessária, por parte de quem produz esse gênero, a compreensão de conceitos científicos e a habilidade de aplicar tais conceitos e pensar segundo uma perspectiva científica.
Isto posto, vida evidente a presença e
relevância dos multiletramentos em
pesquisas acadêmicas, sobretudo aquelas que envolvem análise de gêneros
ambientados em contextos permeados por tecnologias e complexas relações
institucionais. Ao relacionarmos os multiletramentos às pesquisas desenvolvidas
em outras áreas da linguística, estamos reconhecendo a importância de se
analisar as múltiplas semioses inerentes à língua.
REFERÊNCIA
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
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